• Virtual Floripa

Praia Ponta das Canas


Google-Imagens

A Praia de Ponta das Canas é o balneário final da orla marítima que formam as praias de Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus , no sentido Norte. Praia pequena que atrai grande número de turistas no verão . Principalmente pela característica de brindar tranqüilidade ela é muito escolhida por famílias com crianças pequenas .

É um balneário muito seguro e com uma estrutura urbana pequena . O centrinho é formado apenas por um par de quarteirões . Possui uma pequena avenida à beira mar de aproximadamente 200 metros.


Google-Imagens

As águas possuem um tom esverdeado, o declive do fundo é suave, caracterizando uma praia intermediária entre aberta e de baía. As ondas pequenas quebram com tranquilidade na praia, mas algumas fortes ressacas já foram registradas. A temperatura é agradável durante o verão, ficando em torno dos 23ºC.

A área sofre com um processo de erosão, provocado por correntes marinhas.

A denominação desta praia vem da geografia e do vegetal encontrado no local . Uma ponta de areia, parte argilosa com pedras, junto a qual vicejava um canavial e da variedade vieira ou "cana vieira".

O local serviu para organização de uma comunidade que trabalhava com lavouras associando à pesca, pois a praia oferecia, aliás, ainda oferece, ótimas condições para essas atividades que ainda são praticadas pelos moradores nativos .

Com o advento da prática de veraneio e casas de sítios de descanso e repouso, a região foi escolhida por mais de duas centenas de famílias que passaram a disputar com os nativos os espaços residenciais e da praia. Esta tornou-se uma área balneária.


Fontes: Viva Floripa

Guia Floripa

© 2020 Virtual Floripa. Todos os direitos reservados.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now