• Virtual Floripa

Mercado Público de Floripa


Foto:Site-Mercado Público Floripa

O Mercado Público de Florianópolis é um dos principais pontos turísticos da cidade. Valorizado como patrimônio artístico, histórico e arquitetônico da Ilha de Santa Catarina.

A sua história começa antes mesmo da construção de qualquer estrutura física, entre os séculos XVII e XIX os Ilhéus, donos de barraquinhas, comercializavam diversos tipos de produtos na praia em frente à atual praça XV de Novembro, entrada da cidade. Eram mascates, oleiros, pescadores e colonos da Ilha que ali ficavam comercializando seus produtos e abastecendo navios que seguiam em direção ao Rio do Prata e ao oceano Pacifico.


Foto:Site-Mercado Público Floripa

Apenas em 1848 foi aprovada uma lei para a construção do mercado, que ficaria localizado no Largo do Palácio, à beira mar. Em janeiro de 1851 a conclusão da obra foi alcançada e o mercado público inaugurado. A falta de espaço para que os pescadores vendessem seus peixes e os colonos vendessem suas colheitas faz com que fosse construído outro galpão ao lado do primeiro mercado público, o galpão do peixe, inaugurado em 1891.


Foto;Google-Imagens

Após a proclamação da república, foram definidas uma série de medidas que visavam deixar Florianópolis conhecida como cidade moderna, civilizada e limpa.

Nesse contexto em que se constrói o novo prédio do mercado público, inaugurado em 5 de fevereiro de 1899, pelo superintendente municipal Raulino Horn. O novo mercado modificou toda a experiência que até então os ilhéus tinham vivido, com iluminação a gás acetileno e com o regulamento interno mais completo e rígido o Marcado logo agradou a população e mídia.

Nos anos 80 foi criada a Associação dos Comerciantes e Varejistas do Mercado Público de Florianópolis e ocorreu o tombamento do prédio, como patrimônio histórico municipal, que assegura a sua permanência e conservação.

O episódio mais dramático em toda a história do mercado aconteceu no dia 19 de agosto do ano de 2005, onde um forte incêndio se alastrou por todo interior da ala norte, que teve que ser reconstruída.


Foto:Google-Imagens

A última grande reforma do mercado público foi iniciada em novembro de 2013 e finalizada recentemente, no dia 5 de agosto de 2015. O Mercado teve que ser praticamente reconstruído, preservando-se os mesmo conceitos arquitetônicos antigos. Com essa última reforma já inaugurada o Mercado já está aberto e funciona das 7h às 19h em dias úteis e das 7h às 14h aos sábados. Os bares poderão funcionar em dias úteis até 22h e, nos fins de semana e feriados até às 17h.


Foto:Google-Imagens

A tradição de almoçar e passar o sábado no vão central ou no entorno do prédio histórico volta à tona. Vários boxes com restaurantes e bares oferecem opções de gastronomia típica.


Mapa do Mercado:

Google:Imagens

Fonte: Site do Mercado Público de Florianópolis

© 2020 Virtual Floripa. Todos os direitos reservados.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now